Dispositivo que auxilia no diagnóstico da dos contatos oclusais

Sabe aquela dor de cabeça que ninguém descobre a causa? Ela pode estar relacionada com a sua mordida!

Sabe aquela dor de cabeça que ninguém descobre a causa?

Ela pode estar relacionada com a sua mordida!

Dispositivo que auxilia no diagnóstico da dos contatos oclusais

Muitas são as causas de uma dor de cabeça. E muitas vezes o problema é multifatorial e requer um diagnóstico preciso para controle do problema.
E muitas vezes os médicos descartam as possibilidades de diagnóstico e acreditam que as dores podem estar relacionadas à oclusão ( mordida).
As dores de cabeça dessa natureza podem estar relacionadas à Bruxismo, apertamento dentário, disfunção temporomandibular ( DTM), contatos dentários em posição inadequada podem causar tensão nos músculos da face e ocasionar sensação de dor e cansaço nos músculos da face.

Os dentistas que tem a expertise para diagnóstico e  tratamento desses problemas irão valer-se de uma boa anamnese, exames de imagem e também podem usar o Arco Facial ( foto acima) e o Articulador Semi Ajustável para conseguia visualizar se há interferências dentárias que podem provocar dores de cabeça, nos músculos mastigatórios e na própria ATM.

ATM

É a articulação que liga a mandíbula ao crânio. A Articulação Temporomandibular (ATM) é altamente complexa, capaz de combinar movimentos de giro (rotação) e deslocamento (translação). Esses movimentos são possíveis graças à presença de duas articulações (direita e esquerda) independentes, mas funcionalmente relacionadas entre si. Ela é única em vários aspectos.

A ATM de um lado não pode funcionar sem o movimento da articulação do lado oposto. Ambas as articulações podem atuar como uma unidade funcional. Qualquer movimento ou alteração em uma ATM afetará a outra articulação.

Qualquer força que sobrecarregue o complexo articular ou um distúrbio na relação funcional normal entre a mandíbula e a ATM, pode resultar em dor, disfunção ou ambos.

Então esse dispositivo chamado ARCO FACIAL, simula a oclusão pela substituindo partes anatômicas por partes mecânicas e revelando como está sua oclusão!

TRATAMENTO

As formas de tratamento podem variar conforme a causa do problema.

Algumas vezes um simples ajuste de uma restauração, outras vezes, requer tratamento ortodôntico, uso de placas miorrelaxantes protetoras e até mesmo tratamento psicológico para manejar o stress.

A chave está em um diagnóstico preciso, obtido pela história relatada pelo paciente e cirurgião dentista, especialista na área estará apto a solucionar o problema em conjunto com as especialidades médicas!

Por Dra Soraya Moreti

Moreti Odontologia

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email