5 sinais de que você tem Bruxismo e não sabe! | Moreti Odontologia - Brasília

5 sinais de que você tem Bruxismo e não sabe!

Desgaste dos dentes provocado pelo Bruxismo

Você sabia que algumas pessoas têm Bruxismo e nem sabem?

Ele nada mais é que o hábito diurno ou noturno de ranger ou apertar os dentes.

As causas podem ser :

1 : Locais: quando um ou mais dentes desalinhadosinterferem nos movimentos mandibulares

2: Sistêmicas: Deficiências nutricionais ou alergias

3: Psicológicas: stress

4: Neurológicas: Autismo ou paralisias cerebrais.

O curioso é que o bruxismo nem sempre gera sintomas, portanto, muitas pessoas apresentam o problema é nem sabem!

Somente seu dentista pode fazer o corretor diagnóstico e o tratamento para cada caso. Mas alguns fatos podem indicar que você tem problema!

1 – Avisos de pessoas que moram ou dormem com você

Lembra quando seu cônjuge, namorado, pai ou irmão te disse que você fazia barulho ao dormir, mas você achou não acreditou?Então! Pode ser que eles tivessem razão. Um dos sintomas mais evidentes do bruxismo é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir.

2 – Dor nos músculos próximos à mandíbula

Como a fricção entre os dentes pode ser bem forte, são grandes as chances de que eles sejam danificados de várias formas. Você pode perceber, por exemplo, que o esmalte está mais desgastado nas áreas em que eles se encontram ou, ainda, que um dente está doendo de uma maneira um pouco estranha.s quando visitam o dentista. Na maioria dos casos, os pacientes com bruxismo acabam tendo regiões planas e cantos desgastados em seus dentes.

Faceta de desgaste nos dentes

5 – Estresse

Aqui, na verdade, a relação “causa e efeito” é contrária: não é porque nós temos bruxismo que estamos estressados, e sim vice-versa — pelo menos na maior parte das vezes. O bruxismo seria uma forma com a qual algumas pessoas lidam com o estresse e o nervosismo.

Em alguns países, acredita-se que os casos de bruxismo estejam aumentando – talvez relacionados a um contexto de estilo de vida cada vez mais atribulado.

No caso dos adolescentes, um estudo recente realizado no Brasil sugere que o bruxismo pode se manifestar quando crianças sofrem bullying podem apresentar o problema.

O bruxismo também pode ser causado por transtornos do sono, como apneia e roncos, e contribuir para a interrupção do sono.

Tratamento

As placas miorrelaxantes são até agora, a forma mais eficiente de evitar os danos.

Placa miorrelaxante

Existem vários tipos e devem ser feitas após uma criteriosa avaliação, pois quando não adequadas podem agravar o problema.

As placas flexíveis, por exemplo, podem retroalimentar o hábito de apertar os dentes.

Quer fazer sua avaliação e descobrir se você tem Bruxismo?

(61) 98523-4894 ou (61) 3346-4894

Dra Soraya Moreti