471847492_XS

Xilitol: saiba sobre o açúcar que ajuda prevenir cáries

Você já imaginou seu dentista te mandando mascar chicletes???
Isso é possível. Especialmente se por algum motivo você não tenha condições de escovar os dentes durante o dia.
xylitol-gumIsso ocorre porque numerosos estudos mostram que gomas de mascar à base de xilitol trazem poderosos benefícios para a saúde bucal e prevenção de cárie dentária.
Um dos principais fatores de risco para cárie dentária é um tipo de bactéria oral chamado Streptococcus mutans – que é a principal  responsável pela placa bacteriana.
Como essas bactérias alimentam-se da glicose proveniente da comida – mas não conseguem se alimentar do xilitol – a substituição do açúcar pelo xilitol reduz o alimento disponível para as bactérias nocivas.
Mas os efeitos do xilitol vão além disso… porque, mesmo que as bactérias ruins não consigam se alimentar de xilitol, elas ainda o ingerem. E, quando as bactérias estiverem cheias de xilitol, elas serão incapazes de absorver glicose e acabarão morrendo.
Em outras palavras, quando você masca um chiclete com xilitol (ou o usa como adoçante), o metabolismo do açúcar das bactérias fica bloqueado e elas literalmente morrem de fome.
Um estudo publicado em 2000, mostrou que as gomas de mascar com xilitol foram capazes de reduzir em até 63% as cáries de pacientes de alto risco que consumiram 3 unidades de gomas de mascar com xilitol por dia.
Outro estudo muito interessante: um estudo com mães de bebês de 3 meses de idade, submetendo-as ao uso de gomas de mascar com xilitol, mostrou que ao compará-las com outras  que não participaram desse estudo, apresentaram níveis bem mais baixos de bactérias da cárie.
O xilitol também traz outros benefícios dentários: aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo (o que é bom para os dentes e também pode proteger contra a osteoporose);
 aumenta a produção de saliva (que contém cálcio e fosfato, que são absorvidos pelos dentes, ajudando na remineralização);
 reduz a acidez da saliva (o que ajuda a combater a degradação causada pelo ácido ao esmalte do dente).
Diversos estudos mostram que o xilitol, seja substituindo o açúcar ou adicionando-o em sua dieta, pode reduzir as cáries e problemas relacionados em 30-85%.
Dado que a inflamação está na raiz de muitas doenças crônicas, faz sentido dizer que reduzir a placa e a inflamação da gengiva possa trazer benefícios para o resto de seu corpo também.
Resumindo: O xilitol pode matar as bactérias nocivas na boca, reduzindo as cáries e a formação de placa. Isso pode ajudar a prevenir problemas relacionados às cáries e doenças inflamatórias da gengiva.
Mas a lista de desvantagens também existe:
Nada de exagerar :como esse açúcar segue praticamente inalterado pelo sistema digestivo, o resultado da ingestão em altas doses é a fermentação do bolo alimentar e formação de gases, desconforto gástrico e efeito laxativo.
Além disso, o xilitol pode ser altamente tóxico para animais, sobretudo, cachorros. Ao contrário do que ocorre com humanos, nos cães o xilitol provoca a liberação de insulina e o animalzinho pode ter uma crise hipoglicêmica.
Outra desvantagem é o custo qu não tem nada de doce. O preço é bem”salgado”!
E você?
Já experimentou o Xilitol?
Comente aqui.